Pamonha produzida em Jambeiro é exportada para seis países da Europa
Empresa produz mais de 20 mil pamonhas por mês e emprega 7 pessoas.
Produto 'gourmet' é vendido congelado e tem maior validade.
Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Ver oportunidades em época de crise é a principal lição que o empresário Humberto Azenha, dono de uma fábrica de pamonhas em Jambeiro (SP), dá quando conta sua história. Em agosto de 2015, e deixou um emprego estável de quase uma década para investir no próprio negócio. Hoje, a empresa exporta o produto com sabor típico brasileiro para cinco países da Europa.
Com menos de um ano, o negócio produz mais de 20 mil pamonhas por mês. Além do exterior, ele atende a demanda interna pelo produto sendo fornecedor em nove Estados do Brasil. Na fábrica ele emprega sete funcionários.
O empreendedor contou que a ideia de investir nas pamonhas começou quando ele percebeu que o público interessado no alimento precisava ir à feiras no interior ou esperar o carro dos ambulantes que comercializam o produto passarem pela rua - o que não ocorre em todas as regiões.
Para que esse cliente tivesse acesso às pamonhas, Humberto investiu em uma receita 'gourmet' - congelada, com maior validade, mas sem perder as características originais da receita, feita a base de milho.
“O público que quer comer pamonha domingo de manhã tem que ir para a estrada ou esperar o carro do vendedor passar. Então queremos levar isso até o freezer do consumidor para ele comer no momento que quiser”, explicou o investidor.
Empresário deixou carreira para investir no negócio.
Tempos de crise
Um dos maiores desafios enfrentados para quem começou o próprio negócio nos últimos meses foi a crise econômica no Brasil.
“Comecei o negócio em agosto do ano passado e não tinha experiência como empresário. Trabalhava como administrador de empresa, mas não em negócio próprio. Todo mundo estava falando em recessão, em economizar, e nós fomos no caminho contrário. Gera medo, mas a gente não deixou a crise nos abalar”, concluiu.
O analista do Sebrae em São José dos Campos, Paulo Vitor Bevilacqua informou que mesmo com o cenário desfavorável para pequenos investimentos, negócios como o de Humberto podem dar certo. De acordo com o especialista, os segredos do sucesso neste caso são planejar o negócio e inovar.
“É preciso ter a ideia, achar que aquilo é legal, mas antes de colocar dinheiro precisa ter um planejamento. O empreendedor precisa entender todo o mercado, os clientes, os concorrentes, as estratégias. Depois disso, a ideia é justamente que ele arrisque, faça diferente do que os outros já fazem. Acredito que tenha sido a inovação que impulsionou o negócio do Humberto”, comentou.
Resultados
Mesmo com o pouco tempo no mercado, a empresa fabricante de pamonhas já colhe frutos. Além de atender Estados das quatro regiões do Brasil, a empresa fechou recentemente negócio também com uma distribuidora na Europa. Atualmente, a pamonha produzida em Jambeiro é encontrada em mercados de Portugal, França, Bélgica, Espanha, Inglaterra e Irlanda.
“Comecei o negócio vislumbrando o mercado de fora, já que a comercialização de pamonha no Brasil é feita em grande parte de maneira informal. Minha formação acadêmica é em comércio exterior, o que me ajudou a entender isso”, explicou o dono da empresa.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/07/pamonha-produzida-em-jambeiro-e-exportada-para-seis-paises-da-europa.html